30 de mar. de 2012

Escola Francisco Argenta

 



No dia 29 de março de 2012, quinta-feira, iniciamos o Curso de 40h com os professores de Lagoa Vermelha na Escola Estadual Francisco Argenta. A Sala estava repleta de jovens professores para mais esta jornada de estudos.
  PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
- Iniciando os trabalhos pela manhã
- Apresentação do Curso
- Trabalhando na Sala de Aula Digital
- Entrega do Guia do Cursista e DVD
- Uso adequado do ambiente informatizado
- Identificando a máquina e seus periféricos
- Mídias de armazenamento: DVD, Pen drive
- Usuários: professor; aluno1, aluno2, aluno3
- Ambiente gráfico, desktop, área de trabalho - explorar
- Ícones, barras de menu...
- Menu e submenus - conhecendo a lista do menu
- Acessando os links do pacote Educacional
- Preenchimento da ficha cadastral pelos cursistas
*Retornando do almoço
- Acessando o DVD com conteúdo do Curso de 40h
- Clicar no arquivo index.html
- Botão direito do mouse - abrir com Firefox
- Navegar e conhecer o material
- Unidade 3 sobre Blog
- Unidade 6 sobre  E-mail
- Unidade 7 Slides
- Clique em Material de Apoio, Unidade 7 para verificar as Alterações da Língua Portuguesa
* Questão para reflexão "Por que precisamos usar a tecnologia na escola? "
- Socialização com o grupo.
BrOffice Writer 
- Iniciar - Ferramentas de Produtividade - Processador de Textos Writer
- Reconhecer os ícones nas barras de: ferramentas, formatação... 
* Exercício 1:
- Elaborar um texto e utilizar os recursos da "Galeria"
- Caso não esteja visível o ícone da Galeria clique em: Menu - Exibir - Barra de Ferramentas - Galeria
- Formatar o texto deixando-o em negrito, centralizado, colorido, etc...
 *Exercício 2:
- Elaborar uma tabela com texto e imagem sobre os símbolos Pascais.
- Clicar em Tabela na barra superior
- Escolha 2 linhas e 2 colunas
- Para inseri mais linhas - clicar em Tabela - Inserir Linhas
- Formatar a tabela explorando os recursos da barra de ferramentas
 *Exercício 3:
- Elaborar   uma historia em quadrinhos utilizando as imagens da Galeria e os Balões  para os diálogos da Barra de Desenhos
- Clique no ícone Galeria e escolha os desenhos, por exemplo: Blue Man
- Escolha  e clique no desenho após aperte o botão esquerdo do mouse e arraste  para o centro da tela de texto
- Feito isso, selecione no inferior da tela na "barra de desenho" um balão
- Caso não apareça  a barra de balões siga os passos:
- Menu - Exibir - Barra de Ferramentas - Desenho
- Em seguida surgirá na barra inferior os ícones com balões e outros recursos
- Clique na seta ao lado do balão que você escolheu,  o cursor deverá ficar em +
- Posicione o cursor próximo ao boneco na página do texto clique e arraste para aparecer o balão na tela
- Para escrever o texto, dê dois cliques dentro do balão e digite sua mensagem
* Outros recursos
- Para centralizar a mensagem no balão, clique com o botão direito do mouse em cima do texto e selecione "Texto", após marque as duas caixinhas: quebrar....e redimensionar...
- Mude a cor dos bonecos clicando em cima deles, aparecerá no alto da tela os ícones de cores, etc... explore os recursos que desejar não esqueça de clicar onde quer alterar.
- Também você pode clicar em cima do desenho e selecionar "Área" para mudar as cores, etc
- Você pode trocar a cor dos bonecos, a borda dos balões, as cores do texto, colocar fundo no balão,  etc... 
Orientações sobre nomes de arquivo
- Salvar arquivo . odt(Linux), clique em Arquivo - Salvar como, dê um nome a seu arquivo e clique Salvar.
- Para Salvar o arquivo no formato .doc(Windows) clique em Arquivo - Salvar como
- Coloque o nome do arquivo, que pode ser o mesmo, e na aba Tipo, escolha a opção Microsoft ...XP...e depois clique em Salvar
- Salvando o arquivo em pdf clique em Arquivo - Exportar como pdf, depois clique na caixa Exportar e OK
- Observe o procedimento que você realizou quando salvou os arquivo de formas diferentes: . odt, .doc e pdf e faça suas anotações
Criando Pasta
- Clique com o botão direito do mouse - Criar Novo - Pasta ,digite o nome tecle Enter
TAREFAS EAD
1- Acessar o Blog do NTE
2- Pesquisar um Blog de sua disciplina
3- Criar e-mail no Gmail
4- Ler Unidade 3 sobre Blogs
5-  Planejar uma atividade utilizando o Writer

Nenhum comentário: