12 de abr. de 2011

Escola Vila Maria

Na segunda-feira, 11 de abril de 2011, estivemos reunidos durante o dia todo para juntos trabalharmos com o curso 40horas na Sala de Aula Digital da Escola. Os professores estavam motivados com a proposta de estudos.
Parabéns agora estão todos "Blogados"!



Pela manhã
Blog
- Breve conversação
- Recapitulando
- Observando as diferenças entre:
* e-mail : xxx@gmail.com
* endereço do blog : http://xxx.blogspot.com
- Verificando seu e-mail e sua senha
- Criando Blog no Gmail, o Blogger é um serviço gratuito do Google
- Digite o endereço http://blogger.com/start
- Siga as orientações da tela, preenchendo o que se pede
- Preste atenção no item referente ao endereço do blog, anote o que for necessário para você
- Siga os passos e logo estará apto a fazer sua primeira postagem
- Postando uma mensagem...
- Inserindo uma imagem no blog
- Capture uma imagem na internet e salve-a no computador
- Edite sua postagem e adicione a imagem na mesma
- Publique-a, verifique tudo e depois visualize seu blog
*Adicionando o endereço do Blog em Favoritos
- Navegando no Blog do curso
A tarde
BrOffice Writer
 Conhecendo/explorando o Writer
- Menu/Escritório/Writer.
- Reconhecer os ícones nas barras de: ferramentas, formatação...
- Identificar os ícones : Minimizar, Maximizar, Fechar .
- Digitação do texto sobre Páscoa - Símbolos Pascais
- Criar uma tabela com os símbolos, seu significado e sua imagem.
- Criando a  Tabela , precisaremos de 3 colunas:
- na 1ª coluna Nome do Símbolos
- na 2ª Seu significado
- na 3ª coluna colocaremos uma imagem
- Na barra de ferramentas clique em Inserir - Tabela, escolher opção: 5 linhas, 3 colunas
- Inserindo linhas - Tecla Tab no final da última linha
- Depois de digitar todos os símbolos e seus significados
- Formatar a tabela explorando os recursos da barra de ferramentas
- Orientações sobre nomes de arquivo
- Salvando arquivo . odt(Linux), clique em Arquivo - Salvar como, dê um nome a seu arquivo e clique Salvar.
- Para Salvar o arquivo no formato .doc clique em Arquivo - Salvar como
- Coloque o nome do arquivo, que pode ser o mesmo, e na aba Tipo, escolha a opção Microsoft ...XP...
- Observe o procedimento que você realizou quando salvou os arquivo de formas diferentes: . odt, .doc
- Entendendo as diferenças entre: Pasta e Arquivo.
- Trabalhando com Pastas e sub-pastas
- Criando pastas no Desktop
- Exercitando, botão direito do mouse - Criar Novo - Pasta, digite “Seu Nome” tecle Enter
-Depois 2 cliques em cima da pasta com seu nome abrirá a pasta e você repetirá o processo para criar as seguintes pastas “Textos” e “Imagens”, botão direito do mouse Criar Novo - Pasta......
Capturar imagens na Internet
- Selecione o navegador
- Na barra de endereço digite Google
- Clique em "Imagens" no canto superior esquerdo da página do Google
- Na caixa de pesquisa digite um termo relacionado ao tipo de imagem que você procura
- Depois de escolhida a figura clique sobre a mesma em "ver em tamanho grande"
- Para salvá-la clique com o botão direito do mouse sobre a figura e depois em "Salvar imagem como..." abrirá uma caixa de diálogo
- Clique em "Navegar em outras pastas" , localize a sua abrindo-a com 2 cliques e depois abra a sub-pasta "Imagens"
- Clique em Salvar
Para inserir IMAGEM no seu arquivo
- Abra seu arquvo no Writer
- Coloque o cursor onde quer inserir a figura
- Clique em Inserir - Figura - do Arquivo
- Abra a pasta "Imagens", escolha a figura e dê dois cliques em cima dela ou clique em "Abrir"
- Verifique o processo novamente

ATIVIDADES À DISTÂNCIA
As atividades deverão ser publicadas em seu Blog.
1- Faça um planejamento de uma aula com sua disciplina utilizando tabela com a ferramenta Writer.
2-Acessar o Blog do Curso em  Atividades(Link Lateral)
- Escolher um dos textos abaixo e fazer uma breve reflexão sobre o uso do Blog
* Blog como ferramenta pedagógica
* Blog diário(de aprendizagem) na rede
* Quer aprender? Crie um Blog
* Tecnologia em sala de aula
* Uso pedagógico do Blog

Observe também os Blogs das professoras:
- Blog Professora Suzana
- Blog Professora Sumaia



IMPORTANTE: Todas as atividades deverão ser publicadas no seu Blog

ACESSANDO SEU BLOG EM CASA
1- Acessar o navegador
2- Colocar na barra o endereço do seu Blog (nome.blogspot.com)
3- Digitar seu e-mail e senha (....@gmail.com)
4- Clicar em Login
5- Não esqueça, para digitar uma mensagem, texto ou inserir figuras/fotos você precisa estar "logado"
6- Na próxima janela clique em "Nova postagem"
7- Observe a tela e digite seu texto
8- Se quiser inserir uma imagem também, clique no ícone "Inserir imagem"
*- depois em "Arquivo", dê dois cliques no nome do arquivo da figura (....jpg)
*- depois clique em "Adicionar selecionadas"
9- Clique em "Publicar postagem"
10- Visualize seu Blog

Nenhum comentário: