5 de set. de 2008

Aula 5

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES - AULA PRESENCIAL
- Revisando, relembrando.....
- Tirando dúvidas
BrOffice Calc
-Tabalhando com Planilha Eletrônica
- Menu - Escritório - Calc
- Abrindo o aplicativo fazendo exercícios...
- Reconhecendo seus ícones, comandos
1- Criar uma planilha com 4 colunas e 10 linhas com os seguintes dados:
-Nome
-Despesas mensais - últimos 3 meses
-1ª coluna despesas
-2º coluna meses
-3ª coluna valor, somente nº
-Relacione suas despesas do último trimestre
-Na 4ª coluna "TOTAL", some os valores dos meses através da fórmula =SOMA(B2+C2+D2)
-Depois faça a soma das despesas da coluna de cada mês com a fórmula =SOMA(B2:B8)
-Finalize somando os valores dos 3 meses para verificar quanto gastou no trimestre com a fórmula:=SOMA (Total do 1º mês+2ºmês+3ºmês)
2- Formatando a planilha
- Selecione a linha com o seu nome, mescle as células, clicando em Formatar/mesclar célula; deixe negrito colorido, tamanho 16
- Selecione a linha do título da planilha, mescle-a e deixe negrito
-Selecione toda a planilha e coloque "bordas" no ícone da barra de ferramentas
-Centralize os itens nas células, coloque cor de fundo clicando do "baldinho" na barra de ferramentas
-Transforme os valores digitados em moeda
- Selecione a coluna, clique em Formatar/célula/categoria/ moeda OK
3- Inserindo gráfico na planilha(pág265)
- Selecione todos os dados da planilha, inclusive o título,despesas e clique Inserir/Gráfico
- Na 1º caixa - Autoformatação do gráfico
- Deixar marcados: x linha e coluna rótulos
- clicar em próximo
- Na 2ª caixa - Escolher o tipo de gráfico
- Marcar x mostrar elementos
- Escolher
colunas verticais
- Série de dados marcar x colunas
- clicar em próximo
- Na 3ª caixa - Escolher uma variante x ou y
- Eixo de x linha horizontal
- Eixo de y linha vertical
- Marcar eixo y e marcar colunas
- clicar em próximo
- Na 4ª caixa - Títulos do gráfico
- Marcar x colunas
- Depois
clicar CRIAR

Blog
- Postando imagem.
- Postando endereços(HTML) no Blog.
- Fazer links na barra lateral com o endereço do Blog de seus colegas.
- Fazer uma postagem sobre o trabalho com a ferramenta Blog:
"Meu olhar apurado sobre o uso pedagógico do Blog"
web 2
É outra maneira de utilizar o computador para armazenar conteúdos. Permite que possamos complementar nosso trabalho em diferentes lugares e por várias pessoas. Podemos convidá-las para compartilhar nosso projeto mesmo distantes umas das outras. Elas participam cooperando com a produção do mesmo.
Google Docs
- Acessar o Google
- Clicar em MAIS
- Selecionar DOCS
- Digitar seu e-mail e senha
- Clicar em Settings e mudar para português
- Na barra superior clicar em Novo - Formulário - Documento (para arquivo texto).
- Reconhecendo os recursos na barra de ferramentas.
Slidshare
- Conhecendo essa ferramenta
- Acessar navegador
- www.slidshare.net
E-mail
- Enviando e-mail com arquivo em anexo.

ATIVIDADES À DISTÂNCIA
- Postar em seu blog uma reflexão sobre:
* Como a tecnologia pode modificar minha vida profissional e pessoal?
* Que assuntos você gostaria de procurar na internet para melhorar sua prática? Quais assuntos?

Nenhum comentário: