26 de out. de 2015

kindness
turns into
kindness

Estamos precisando...


22 de out. de 2015

Fotos Normalistas - Turma 3





Curso Normalistas - Turma 3

Na tarde de 21 de outubro, quarta-feira, estivemos reunidos para nosso segundo encontro com o  Curso de Formação Tecnológica Digital para os alunos do Curso Normal, na EENAV de Passo Fundo . 
Recapitulamos o conteúdo já visto no último encontro,  conversamos e sanamos algumas dúvidas. Em seguida  iniciamos os trabalhos com a proposta de criação de um Blog coletivo, convite enviado e aceito partimos para as atividades.
- Pesquisa na web:
- "O que é um Blog,  para que serve!"
- Blog educativo
- Blog de um assunto de seu gosto
- Publicar no Blog:
- Sua pesquisa, não esquecendo de citar a fonte
- Sugestões de um blog educativo e outro de seu gosto, fazendo links na postagem.
A tarde foi movimentada, agitada, dinâmica e muuuiiito produtiva.

Parabéns a todos, agora estão na rede, são "Blogueiros"!

Fotos Normalistas EENAV - Turma 3










Curso Normalistas EENAV - Turma 3

Iniciando mais uma etapa do Curso de Formação Tecnológica Digital para os alunos do Curso Normal da Escola EENAV de Passo Fundo, agora com os alunos do noturno.
No dia 14 de outubro, quarta-feira, nos reunimos na Sala de Informática da Escola para nosso primeiro encontro. Apresentação da proposta de trabalho aos alunos, dinâmica de integração, orientações gerais.
- Explanações, questionamentos sobre sua relação com as tecnologias.
- Redes Sociais
- Sistema operacional , Software Livre, Software Proprietário
- Linux Educacional, Windows, Android
- Pacote Office
- Google drive, nuvem...
- Netiqueta
- Blog
- E-mail
- Conhecendo o conteúdo do Computador, exploração dos recursos básicos, programas educacionais
- Trabalhando com Writer - Editor de Textos
- Pesquisando imagens na web
- Enviar e-mail para professora

19 de out. de 2015

16 de out. de 2015

Fotos Projeto LOGO na Escola Wolmar Salton


Dia 08 outubro de 2015

Primeira aula com a Linguagem LOGO no computador  
Programa Kturtle









Projeto LOGO na Escola Wolmar Salton

Neste mês de outubro,  seguimos o planejamento, agora com aulas quinzenais.  A professora titular acompanhando sua turma de 1° ano - alfabetização, esteve na Sala de Informática da escola,  para a primeira aula no computador com a "TATI", no Programa Kturtle. Iniciamos com os alunos sentados ao centro da sala ouvindo as orientações da professora, sendo as atividade em duplas. Com o auxílio de uma fichinha com comandos básicos da linguagem LOGO, eles digitaram no teclado e perceberam o deslocamento da "TATI" na tela do computador. Foi uma manhã intensa, ativa e dinâmica, segundo as professoras, os alunos foram além do planejado, superando as expectativas.

Fotos Projeto LOGO na Escola Wolmar Salton








Projeto LOGO na Escola Wolmar Salton

O projeto LOGO  foi se desenrolando no mês de agosto de 2015. Após reunião na escola com a equipe pedagógica e a professora da turma, apresentamos um planejamento prévio, destacando algumas atividades, o qual foram apreciadas e aprovadas, onde os encontros  aconteceram semanalmente na seguinte ordem. 
- Introduzimos o assunto  para a turma através da tartaruga, mascote da Linguagem LOGO, com a contação de estórias;  bichinho de pelúcia levada até a sala de aula, atividade de desenho, recorte e pintura, os  alunos escolheram um nome para a tartaruga, sendo  "TATI", após elaboraram um pequeno texto.
- Os alunos tiveram contato com o netbook explorando jogos pedagógicos onde a professora orientou-os quanto ao cuidado e manuseio. Depois fizeram um registro através de desenho dessa atividade.
- Entregue o planejamento das atividades impresso à equipe envolvida no projeto, professora titular, de arte e  educação física, com exercícios propostos.
- Atividade no ginásio com educação física,  exercícios de lateralidade; direção, esquerda, direita, frente, atrás; espaço, noções de perto, longe. Esta aula foi filmada com auxílio do netbook.

"TATI"





Projeto LOGO na Escola Wolmar Salton

No mês de junho de 2015, iniciamos o Projeto Piloto: Programando com LOGO na Escola Wolmar Antonio Salton de Passo Fundo, onde eu e a professora Claudete estamos a frente. A escola faz parte do Programa Província de São Pedro - Um Computador por Aluno e Professor. Cada aluno recebeu um netbook, utilizam o equipamento como apoio tecnológico nas atividades pedagógicas de sala de aula e na realizaram de tarefas levadas para casa, "tema de casa".
O  projeto LOGO, tem como objetivo explorar a capacidade gráfica da linguagem de programação LOGO, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental - Alfabetização. O projeto foi pensado para ser aplicado no 2º semestre do ano letivo, pois assim os alunos já estariam em processo avançado de alfabetização, "lendo",  segundo a professora titular da turma. 

Formação com Professores da EENAV

Nos dias 05 e 07 de outubro, retomamos os trabalhos com o Blog dos professores. Solicitação de alguns professores para pesquisas na web sobre vídeos, conteúdos, exercícios onde puderam apreciar e escolher para posterior publicação em seus blogs pessoais. Continuamos com as configurações no blog, agora, criando páginas com sugestões de exercícios para os alunos. Alguns professores criaram nuvem de palavras com temas afins.

Veja Material de apoio do Blogger 

Formação com professores da EENAV

Dias 28  e  30 de setembro, foi dado sequência aos trabalhos com  Blogs  pessoais, onde os professores,  configuraram, layout, cores e publicações deixando-o personalizado.

Com o programa Audacity, os professores experimentaram fazer uma gravação de voz, com texto livre e após ouvir, perceber  a sua  entonação e dicção da narrativa com possíveis correções. Após, selecionaram  um texto, uma poesia ou fábula para  a  sua gravação de áudio. Com esta experiência, abrem-se  possibilidades de metodologias diferenciadas para práticas pedagógicas onde os alunos podem ser produtores do seu conhecimento. 

Veja  Tutorias Audacity

Blog do NTE

Tutorial Audacity UFRGS

15 de out. de 2015

Formação com professores da EENAV

No dia 23 de setembro seguimos a programação combinada na segunda-feira, dia 21 e damos sequência a socialização das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula com os alunos.  Alguns professores fizeram o registro do planejamento de sua prática com a  publicação no Blog do Curso.
Iniciamos os trabalhos  com o programa Audacity para gravação de áudio.

9 de out. de 2015

7 de out. de 2015

Prática pedagógica professora Daiana - EENAV

Disciplina: Química

Série: 2° anos do Curso Normal 2015

Período: 1 período semana; Atividade do segundo trimestre, 1 mês de duração.

Proposta: Construção de uma vídeo-aula

Recursos: Internet, celular

 Conteúdo: Estudo dos seguintes conteúdos: propriedades coligativas, pilhas e baterias, cinética química, termoquíica e PH.

Procedimento: As alunas reuniram-se em grupos e escolheram um dos conteúdos propostos. Pesquisaram na internt, estudaram pelo livro didático e fizeram questionamentos quando tiveram dúvidas. Na sequência prepararam a vídeo-aula, que deveria conter uma parte teórica e uma experimental. A divulgação das vídeo-aulas deu-se via grupo da turma no Facebook.  

Veja no Blog da professora Quimicartes

Nuvem de Palavras pro Darcy

Prática pedagógica professora Justina - EENAV


Disciplina: Didática do Ensino Religioso

Série: 2ºs anos do Curso Normal 2015

Período: 1 período semanal, duração de duas semanas.

Proposta: Construção  de nuvem de palavras.

Recurso: Tagul, Internet.


Conteúdo: Estudo do texto, análise, debate e resenha.
        Os alunos se organizaram em circulo foi iniciado o estudo do texto, após realizado um debate para aprofundarmos se existe diferença entre o professor de Ensino Religioso com as demais disciplinas.Após  tiveram que escolher palavras que mostrassem o perfil do professor para a construção de sua nuvem de palavras.
        O objetivo da atividade era fazer uma reflexão do perfil do professor de ensino religioso e perceber, que não existe diferença com as demais disciplinas. Orientado a postar no blog da turma educandocomcafe.blogspot.com.br


5 de out. de 2015