27 de mai. de 2015

Você é uma pessoa “multitarefa”?


" ... nosso cérebro coloca atenção em apenas uma atividade de cada vez ..." . Segundo estudos realizados pelo pesquisador Stanford Clifford Nass, que desafiou 262 estudantes universitários para completar experimentos que envolveram três coisas: (a) realizar atividades, (b) filtrar informações irrelevantes, e (c) usar a memória de trabalho. A expectativa era mostrar o quanto que fazer várias coisas ao mesmo tempo poderia ser produtivo, entretanto, o resultado foi totalmente o oposto.

Veja a reportagem completa aqui

Multitarefa você??!!


Nuvem de Palavras


Tagul

O Tagul é um serviço na web que permite criar "nuvem de palavras". Oferece a possibilidade de gerar a nuvem em cima de formas personalizadas a partir de um texto, a configuração estética disponibiliza uma série de opções. 
Veja mais sobre nuvem de palavras no link
Sugestão para criar Nuvem de Palavras no link
Tutorial no Blog do NTE

Nuvem de palavras


Nuvem de Palavras

Wordle


É um programa para fazer "nuvens de palavras" do texto que você fornece. Normalmente as nuvens de palavras são usadas para demonstrar de  maneira visual, a frequência de ocorrência das palavras dentro de um texto, quanto maior for o número de vezes que a palavra aparece no texto, maior será a fonte usada para exibir essa palavra. Você pode ajustar suas nuvens com diferentes fontes, layouts e esquemas de cores. As imagens que você cria com o Wordle são suas para usar como quiser.
Para você acessar:
Sugestão para criar Nuvem de Palavras no link
Tutorial no Blog do NTE

22 de mai. de 2015

Linha do Tempo


A linha do tempo, em inglês timeline, é uma maneira de visualizar uma lista de eventos em ordem cronológica, descrito por vezes como o artefacto do projeto. Consiste geralmente num desenho gráfico que mostra uma barra longa com  legenda de datas, junto da barra do uso do tempo que indica os eventos junto dos pontos onde eles aconteceram. A cronologia permite datar os momentos em que ocorrem determinados acontecimentos. Trata-se de uma linha de tempo onde se pode representar graficamente os momentos históricos em pontos e os processos em segmentos.
Sugestão para criar Timeline CAPZLES no  link
Tutorial no Blog do NTE
Veja a  Timeline NTE - PF

Para pensar...tecnologia não vai substituir professores...


SENATED - Seminário Nacional de Tecnologia na Educação
Palestra Gean Carla Pereira - dia 21/05/2015

E-book



 Veja mais sobre e-book, acessando o link

Conteúdo Curso Normal - Professores


1- Sistema Operacional Linux Educacional
2- E-mail do Gmail
3- Google Drive
4- E-book
5- Book Trailler
6- Nuvem de Palavras
7- Linha do Tempo

Prêmio Educador Nota 10 - Ana Cláudia Santos

19 de mai. de 2015

E-book



Sigil é um editor gratuito e de código aberto para EPUB formato eBooks. Ele inclui muitas características avançadas, como: suporte para XHTML, CSS e edição XPGT.

Baixe Sigil de:
O Guia do Usuário Sigil inclui documentação que irá ajudá-lo a tirar o melhor proveito de editar o seu EPUB, incluindo:

Formação Curso Normal - EENAV

Estivemos reunidos na segunda-feira, pela manhã, do dia  18  e na quarta-feira, dia 20 de maio de 2015 com os professores, para juntos trabalharmos com as tecnologias digitais na sala de informática da escola.





E-book


Calibri

Calibre é uma fonte de e-book aplicativo de gerenciamento de biblioteca livre e de código aberto desenvolvida por usuários de e-books para os usuários de e-books. Ele tem uma cornucópia(abundância) de recursos divididos nas seguintes categorias principais:
 
  • Gestão de Biblioteca
  • E-book conversão
  • Sincronizar para dispositivos de leitura de e-book
  • Baixando notícias da web e convertê-lo em e-book forma
  • Visualizador de e-book abrangente
  • Servidor de conteúdo para acesso on-line para sua coleção de livros
  • Editor do E-livro para os principais formatos de e-book

Links para você acessar:
 - Para conhecer o Calibri

- Para  baixar o Calibri 

- Manual do Calibri -  Interface gráfica

14 de mai. de 2015

Formação Curso Normal - EENAV





 No dia 04 de maio, teve início o Curso de Formação Tecnológica Digital para Professores do Curso Normal na EENAV de Passo Fundo. Os encontros acontecerão a cada quinze dias pela manhã na sala de informática da escola; um grupo na segunda-feira e outro na quarta-feira, no decorrer deste ano. Professores comprometidos com sua prática pedagógica em busca de qualificação e atualização de seus conhecimentos junto as tecnologias digitais.