18 de set. de 2014

Criando uma nuvem de palavras...


Wordle  é um brinquedo para gerar "nuvens de palavras" do texto que você fornece. As nuvens dão maior destaque às palavras que aparecem mais freqüentemente no texto original. Você pode ajustar suas nuvens com diferentes fontes, layouts e esquemas de cores. As imagens que você cria com o Wordle são suas para usar como quiser.
Veja mais aqui
 Página traduzida aqui

Mensagem aos cursistas Curso IED





Queridos cursistas, estamos chegando à reta final do nosso curso. 
Gostaria de parabenizar a todos pela participação nas atividades propostas
 nesta caminhada. 
Vocês fazem parte deste seleto grupo que busca saber sempre mais e aprende 
com os desafios.

Obrigada pela colaboração de todos! 

Grande abraço!

Pacote Office Linux




Com o curso IED chegando nos finalmente, fico contente em saber como os alunos sentiram o processo de conhecer  e aprender com as atividades propostas nesta caminhada. O carinho manifestado nas diversas formas de expressões pelos alunos foram muito gratificantes, aconteceram durante todo o processo nos encontros presenciais e via ambiente expondo sua alegria em perceber o quão simples pode ser o ato de aprender .
Quanto aos estudos dos aplicativos do Office Linux, foi confirmado que são muito bons não só como recursos pedagógicos, mas também como recurso para o  nosso cotidiano. A planilha de cálculos pode ser usada como controle  de nossas despesas ou de planejamento financeiro nos setores da escola, os slides podem ser usados como proposta para apresentação de conteúdos em sala de aula, palestras ou reuniões enfim,  pode ser usado de acordo com a criatividade de cada um e não esquecendo o editor de textos tão conhecido e utilizado por todos nós. Também sabemos que é preciso continuar estudando, quanto mais utilizarmos  os aplicativos melhor será nosso entendimento quanto a sua aplicabilidade.  
                                                                   Parabéns pela participação de todos vocês!

Sugestão do Blog Pro Gabrielle!


Pólo David Canabarro - Curso IED


Já no dia 11 e 12 de setembro, quinta e sexta-feira, estive no município de David para mais um encontro com os cursistas no curso IED. Seguindo o cronograma do curso também trabalhamos com o pacote Office do Linux. Conhecemos e exploramos alguns recursos da planilha eletrônica CALC. A atividade proposta para trabalhar com esta ferramenta foi a elaboração de uma planilha orçamentária, as alunas gostaram e se divertiram com esta  atividade e perceberam que é  fácil e muito acessível o aplicativo, não é complicado como pensavam. Parabéns cursistas pela participação.

Pólo Passo Fundo - Curso IED

Dia 8 de setembro, segunda-feira, estivemos reunidos no NTE para mais um encontro com os cursistas no curso IED. Nesta data vimos mais um aplicativo do pacote Office do Linux, conhecemos e praticamos a planilha eletrônica CALC. A atividade proposta para trabalhar com esta ferramenta foi a elaboração de uma planilha de orçamento doméstico . As alunas gostaram e se divertiram com esta  atividade e perceberam que é  fácil e muito acessível o aplicativo, não é complicado como pensavam. Parabéns cursistas pela participação.


12 de set. de 2014

Algumas fotos Curso IED













Pólo David Canabarro - Curso IED



No  dia  28 e  29 de agosto, estive no município de David Canabarro para mais um encontro com os cursistas do Curso IED - 60h. Neste encontro trabalhamos com o pacote Libre Office do Linux. Trabalhamos com o Editor de Textos Writer, aprendemos a salvar os arquivos nos formatos :
                                                  Linux         .odt
                                                  Windows  .doc
                                                 Arquivos   . pdf
Também foi trabalhado com  a elaboração de  slides com o aplicativo Impress  do Linux . Os trabalhos foram cuidadosamente elaborados onde constavam texto, imagem, cores, caracteres diferecniados, efeitos de animação entre outros. No final  da aula fizemos a socialização dos projetos para todos os colegas. Parabéns a todos os cursistas.