29 de set. de 2010

SMEC Muliterno

No dia 28 de setembro, terça-feira, estivemos reunidos com os professores da SMEC Muliterno no Telecentro da Prefeitura, para mais um dia de formação com o Curso 40 horas.O dia passou rápido, o grupo esteve compenetrado com as atividades.

23 de set. de 2010

19 de set. de 2010

SMEC Muliterno

No dia 6 de setembro, segunda-feira, véspera de feriado de 7 de setembro, estivemos reunidos durante o dia todo, para o segundo encontro com o curso de 40 horas na Sala de Aula Digital da Escola Raimundo Pelissaro, os professores estavam todos presentes.

Escola IECA

No dia 15 de setembro, tivemos nossa última aula com o curso 40h na Sala de Aula Digital da Escola. O grupo estava animado, perceberam como passou rápido o tempo e os encontros semanais das quartas-feiras. Encerramos nossas aulas com um saboroso lanche e torta de morango, receita da professora Rosana, regada a conversa boa e muita alegria! PARABÉNS a todas que participaram de mais esta etapa de aprendizado pois, não só ensinamos mas aprendemos juntos e sempre é tempo de APRENDER!
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
Conversação sobre planilha eletrônica

BrOffice Calc
- Planilha Eletrônica
- Menu - Escritório - Calc
- Reconhecendo seus ícones na barra de ferramentas
- Identificando as colunas A, B, C..., as linhas 1,2,3... e a célula
- Identificando o endereço da célula
- Exercício prático, elaborando uma planilha de Despesas
1- Inserir planilha com:
4 colunas
- Na 1ª célula A linha 1 digite seu Nome
- Na 2ª linha digite o título: Despesas do Trimestre
- Deixe 1 linha em branco
-Na 1ª coluna digite o sub-título despesas
-Na 2º coluna digite o sub-título meses

-Na 3ª coluna o valor, somente números
- Elabore uma planilha digitando suas despesas e seus valores gastos nos últimos 3 meses, uma coluna para cada mês
-Na próxima coluna digite o subtítulo "TOTAL" para somar as despesas dos 3 meses
- Utilize a fórmula =SOMA(xx+xx+xx) observe a localização do endereço da célula em que estão os valores
- Repita a fórmula linha a linha para entender o cálculo
-Depois utilize a fórmula para somar as despesas da coluna de cada mês exemplo =SOMA(Bx:Bx)
2- Formatando a planilha
- Delimite sua planilha selecione com o mouse da esquerda para a direita- Clique no ícone na barra de ferramentas as bordas
- Selecione a coluna com os valores e depois clique em Formatar/Célula/Moeda
- Selecione a linha com o seu nome, mescle as células, clicando em Formatar /mesclar célula
- Deixe-a em negrito, tamanho 16, colorido
- Revisando todo o processo e entendendo a atividade, cálculo das fórmulas.....
* Elaborar um planejamento de aula, utilizando o aplicativo Calc para seus alunos e publicar no blog
Blog
- Conferindo as postagens
- Corrigindo pequenos detalhes
ATIVIDADES A DISTÂNCIA
- Revisão das atividades no Blog
- Postagem da Avaliação e Auto-Avaliação

9 de set. de 2010

SMEC Muliterno

No dia 2 de agosto de 2010 iniciamos nosso curso de 40horas Introdução à Educação Digital na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Pelissaro juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura do município de Muliterno. A sala de Aula Digital ficou repleta de professores participantes para o primeiro encontro. A professora Margarida esteve com o grande grupo durante todo o dia de estudos. As Escolas municipais são:
- Escola Marechal Olivo Dal Magro
- Escola Olavo Bilac
- Escola Cahinhos de Ouro
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
- Apresentação do Curso

- Combinações quanto ao desenvolvimento do mesmo
- Preeenchimento da ficha de cadastro, informações gerais
- Funcionamento dos equipamentos
- Identificando a máquina e seus periféricos
- Drives: CD-ROM e Pen drive
- Mouse : um clique, dois cliques...
- Mouse: botão esquerdo - função; botão direito - condição, rolamento
- Usuários do Linux Educacional: professor, aluno
- Trabalhando com senhas
- Ambiente gráfico, desktop, área de trabalho
- Ícones na área de trabalho: Pasta do Usuário, Lixeira...abrindo-os
- Relações de nomenclatura

- Menu e submenus - conhecendo a lista do menu
- BrOffice - Writter, Calc, Impress...
- Conhecendo o material do curso impresso e o
CD-ROM
- Abrindo o CD-ROM através do navegador, buscando o media ou 2 cliques no ícone index.html
- Abrir o CD e assistir os vídeos utilizando o link - Abrir com Kafeine
- Criar pastas e subpastas
- Iniciar - Arquivos pessoais - Pasta do Usuário
- Posicione o curso do mouse em uma area em branco, clique com o botão auxiliar e em seguida em Criar Novo - Pasta
- Nomeie a pasta digitando o seu nome e clique em OK
- Dentro dessa pasta crie as subpastas: Imagens e Textos
- Assistir ao vídeo sobre Santos Dumont - Dos sonhos aos Ares e fazer uma reflexão sobre o uso das novas tecnologias
BrOffice Writer
- Conhecendo/explorando o Writer
- Menu/Escritório/Writer

- Reconhecer os ícones nas barras de: ferramentas, formatação... e utilizar os recursos do aplicativo na elaboração do texto
- Identificar os ícones : Minimizar, Maximizar, Fechar
- Digitando seu texto no Editor de Textos BrOffice Writer
- Salvando o arquivo em Linux e Windows
Orientações sobre nomes de arquivo

- Salvando arquivo . odt(Linux), clique em Arquivo - Salvar como, dê um nome a seu arquivo e clique Salvar
- Para Salvar o arquivo no formato .doc(Windows), clique em Arquivo - Salvar como
- Digite o nome do arquivo e na aba "Tipo", escolha a opção Microsoft XP...
- Feche tudo e observe os arquivos salvos na sua pasta
* Exercitando a formatação do Writer com o texto do Prof. Moran, "Novas Tecnologias e o re-encantamento do mundo" clique aqui
- O texto está sem formatação. Leia-o e siga os passos abaixo para formatá-lo, antes, porém, vamos copiar e colar num arquivo e salvá-lo em sua pasta no computador
- Selecione todo o texto: Editar- selecionar tudo ou Ctrl A , abra o Editor de Texto e cole o conteúdo
- Título: deixe-o centralizado, negrito, tamanho 16, escolha uma fonte incomum e deixe na cor azul
- Subtítulo: centralize-o
- Ative o PI e observe
- Nome do autor: coloque a direita da página, 2 espaços(enter) do título
- Texto: selecione o conteúdo e deixe-o justificado
- Salve seu arquivo

Escola IECA

Na quarta-feira dia 08 de setembro estivemos novamente reunidos com os professores na Sala de Aula Digital da Escola.
- Breve conversação
- Retomada de algumas atividades já realizadas
- Avisos e combinações sobre o andamente do curso
- Verificação das atividades realizadas no decorrer do curso
-
Ao término do mesmo as seguintes atividades deverão estar publicadas no blog de cada cursista.
1- Apresentação
2- Reflexão sobre tecnologia, vídeo S.D
3- Reflexão sobre Blogs Educativos
4- Reflexão sobre os textos do professor Moran
5- Planejamento de uma aula com o aplicativo Writer
6- Planejamento de uma aula com o aplicativo Impress
7- Reportagem textual com hiperlynk
8- Relato de uma aula aplicada aos alunos na Sala de Aula Digital
9- Postagem de Vídeo
10- Planejamento de uma aula com o aplicativo Calc
11- Avaliação do Curso
12- Auto-avaliação
- As demais publicações no blog colaboram para o exercício e prática dos recursos que essa ferramenta oferece, tornando a exploração e a descoberta atraente aos olhos do cursista e enriquecendo a sua construção e elaboração.
Blog
- Conferindo as postagens
- Corrigindo pequenos detalhes
- Publicando seus textos
- Deixe seu blog minimizado
- Acesse a internet para:
* pesquisa de vídeos on-line (Youtube, TVEscola)
- Escolha um vídeo referente a sua disciplina
- Feito isso clique em Compartilhar depois em Blogger,
- O vídeo abrirá na caixa de postagem
- Clique em Publicar postagem e visualize seu blog
- Edite a postagem e faça um breve comentário sobre o vídeo escolhido, contextualize-o
- Também podemos colocar o vídeo como um link lateral no Blog
- Colocando o vídeo na lista lateral de "Links"
* copie a "URL"(endereço) do vídeo on-line
* acesse o blog, clique em nova postagem, design
* clique em inserir um novo "Gadget" depois em Lista de Links
* coloque o título "Vídeos" e cole a URL do vídeo escolhido, não esqueça de Salvar
- Visualize o Blog para verificar
- Acesse o Blog Midias Educativas
web 2
É outra maneira de utilizar o computador para armazenar conteúdos. Permite que possamos complementar nosso trabalho em diferentes lugares e por várias pessoas. Podemos convidá-las para compartilhar nosso projeto mesmo distantes umas das outras.
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
- Acesse o Blog do curso Vídeos Relacionados e assista mais sobre o Google Doc's
Assistindo ao Vídeo Aula