26 de mai. de 2010

Escola IECA


Iniciamos as aulas no Instituto Estadual Cardeal Arcoverde, em Passo Fundo, do Curso Introdução à Educação Digital 40 horas na quarta-feira dia 26 de maio de 2010. Os professores mostraram-se empolgados e o encantamento tomou conta do ambiente da sala de aula digital.
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
- Apresentações do Curso e do formador
- Combinações quanto ao desenvolvimento do mesmo, datas, horários...
- Apresentações dos cursistas, breve sondagem sobre seus conhecimentos em relação ao uso da informática em sua vida
- Preeenchimento da ficha de cadastro
- Informações gerais
- Uso adequado do ambiente informatizado
- Funcionamento dos equipamentos
- Identificando a máquina e seus periféricos
- Drives: CD-ROM e Pen drive
- Mouse : um clique, dois cliques, botão esquerdo(função), botão direito(condição) e rolamento
- Usuários do Linux Educacional 3.0: professor, aluno1, aluno2, aluno3
- Trabalhando com senhas
- Ambiente gráfico, desktop, área de trabalho
- Ícones na área de trabalho, edubar
- Ícones na barra de Menu... Lixeira...abrindo-os
- As relações de nomenclatura
- Menu e submenus - conhecendo a lista do menu
- BrOffice - Writter, Calc, Impress...
- Trabalhando com Pastas e sub-pastas
- Criando pastas no Desktop : botão direito do mouse
- Criar Novo - Pasta, digite “Seu Nome” tecle Enter
- Observe a área de trabalho
- Depois abra sua pasta para criar as seguintes sub-pastas “Textos” e “Imagens”
Blog
Introdução ao uso de Blogs na educação
- Acessando e navegando no Blog do curso
- Observado seu conteúdo, os links na barra lateral que serão utilizados no decorrer do curso como Material de Apoio, Vídeos Relacionados, Material pedagógico/ Leituras, Links interessantes....
- Visitando o Blog do NTE e acessando alguns links
TAREFA À DISTÂNCIA
- Acessar o Blog do Curso
- Material pedagógico/leituras
- Escolher um dos textos abaixo e fazer uma breve reflexão sobre o uso do Blog

Escola Cônego Josué Bardin

Na segunda-feira dia 24 estivemos reunidos para mais uma aula na Escola, o grupo de professores estava todo lá, motivado e alegre... Os blogs dos cursistas estão demais!!!Nossa programação foi a seguinte:
Pela manhã:
- Conversação
- Questionamentos sobre o andamento do curso
- Tirando, sanando dúvidas
- Relato das atividades realizadas/aplicadas com os alunos na Sala de Aula Digital
- E-mail
-
Exercitando o correio eletrônico
- Enviar e-mail para a formadora e para seus colegas
- Aplicando o CCo
- Blog
- Fazer as correções nos Blogs de acordo com as observações da formadora como: erros de digitação, links com problema, identificação das postagens referente as atividades do curso....
-Inserindo relógio no blog
- Acesso ao site Clocklink
- Abrir aba com as opções "Gallery"
- Escolher um modelo
- Clicar em
View HTML tag
- Accept
- Escolher a cor
-Alterar a hora para São Paulo GMT - 03:00
- Copiar o código
View HTML tag - embed
- Acessar seu blog
- Nova postagem
- Layout
- Adicionar Gadget
- Clique em HTML/JavaScript
- Na caixa conteúdo/colar
- Salvar

A tarde:
- Breve revisão das atividades realizadas pela manhã
BrOffice Calc
- Planilha Eletrônica
- Menu - Escritório - Calc
- Reconhecendo seus ícones na barra de ferramentas
- Identificando as colunas A, B, C..., as linhas 1,2,3... e a célula
- Identificando o endereço da célula
- Exercício prático, elaborando uma planilha de Despesas
1- Inserir planilha com:
4 colunas
- Na 1ª célula A linha 1 digite seu Nome
- Na 2ª linha digite o título: Despesas
- Deixe 1 linha em branco
-Na 1ª célula digite o sub-título despesas
-Na 2º coluna B digite o sub-título meses

-Na 3ª coluna C o valor, somente numeros
- Elabora uma planilha com o nomes das despesas mensais , dos últimos 2 meses Exemplo: Educação mês março 400, mês de abril 450
-Na próxima coluna digite o subtítulo "TOTAL" para somar as despesas dos 2 meses
- Utilize a fórmula =SOMA(B4+C4+D4) observe a localização do endereço da célula em que estão os valores
-Depois utilize a fórmula para somar as despesas da coluna de cada mês
exemplo =SOMA(B2:B8)
2- Formatando a planilha
- Delimite sua planilha selecione com o mouse da esquerda para a direita- Clique no ícone na barra de ferramentas as bordas
- Selecione a coluna com os valores e depois clique em Formatar/Célula/Moeda
- Selecione a linha com o seu nome, mescle as células, clicando em Formatar /mesclar célula
- Deixe-a em negrito, tamanho 16, colorido
- Revisando todo o processo e entendendo a atividade, cálculo das fórmulas.....
*Planejamento de uma aula com a ferramenta Calc
- Elaborar um planejamento de aula e publicar no blog
Blog
- Conferindo as postagens
- Corrigindo pequenos detalhes
- Publicando seus textos
- Acessando a internet:
- Acesso ao blog do curso, observação quanto ao seu conteúdo, material apoio, leituras
- Acessao aos blogs dos colegas para um olhar mais apurado do desenvolvimento dos trabalhos dos mesmo... identificando determinados detalhes interessantes.
Atividades `a distância
- Acesse o Blog do curso Vídeos Relacionados e assista mais sobre o Google Doc's
Assistindo ao Vídeo Aula
A web 2 é outra maneira de utilizar o computador para armazenar conteúdos. Permite que possamos complementar nosso trabalho em diferentes lugares e por várias pessoas. Podemos convidá-las para compartilhar nosso projeto mesmo distantes umas das outras. Elas participam cooperando com a produção do mesmo.
O grupo de professores cursistas está de Parabéns pelo empenho, interesse e dedicação em realizar as atividades propostas no decorrer do curso!

3 de mai. de 2010

Escola Cônego Josué Bardin

No último dia 29 de abril, quinta-feira estivemos reunidos para compartilharmos mais uma aula com os professores-alunos na Sala de Aula Digital da Escola.
Breve conversação...
Tirando dúvidas....
Planejamento para o dia de trabalho:
- BrOffice Impress Apresentação de Slides
- Fazer as correções dos Blogs de acordo com as observações da formadora
- Alterações quanto: Descrição do Blog/Horário/Fontes e Cores
- Publicar endreços de sites pedagógicos em seu Blog
- Observação dos Blogs de 2 Professoras Blogueiras
- Comentando nos Blogs dos Colegas
- E-mail

Pela manhã...
-
Apresentação de slides
- Abrindo
o BrOffice Impress
- Escolher a opção Criar
- Observar e reconhecer os ícones na barra de comandos, ferramentas, formatação...
- Perceber as diferenças entre o Power Point(Microsoft) e o Impress(BrOffice)
- Conhecer os modelos de slides no Layout, na lateral direita da tela
1- Elaborar um pequeno trabalho com 5 ou 6 slides
2-
Escolher no Layout os modelos : "Slide de Título" e " Titulo - 2 Blocos de Texto"
3- Clicar em "Inserir" Novo Slide para acrescentar outro slide
4- Elaborar um pequeno trabalho distribuindo o conteúdo nos slides
5- No primeiro slide...
6- No segundo slide...
7- No terceiro slide, utilize outro modelo de slide com texto e imagem
8- No quarto e quinto slides continuação do texto com mais imagens...
9- No restante conclua seu trabalho....
Grave o arquivo em sua pasta.
Acesse a internet para pesquisar imagens relacionadas ao tema, guarde-as em sua pasta
Abra seu arquivo para
aplicar alguns recursos deste aplicativo:
1- PLANO DE FUNDO
- Selecione o slide clique em Formatar - Página - Plano de fundo - Preenchimento COR
Na caixa de diálogo responda a pergunta "As configurações do plano de fundo são para todas as páginas? CLIQUE EM NÃO"

- No próximo slide clique em Formatar - Página - Plano de fundo - Preenchimento - GRADIENTE
- No 3º slide Formatar - Página - Plano de fundo - Preenchimento - HACHURAS (Textura gráfica)
- No 4º slide Formatar - Plano de fundo - Preenchimento - BITMAP
- Nos próximos slides escolha a opção que desejar...
- Salve seu trabalho na sua pasta em .odp(Linux) e .ppt(Microsoft)
2- ANIMAÇÃO PERSONALIZADA
- Clique em Apresentação de slides -
Animação personalizada
- Selecine a caixa no slide, que você quer colocar animação e clique no lado direito da tela em ADICIONAR

- Selecione um efeito, você pode também escolher a velocidade e depois clique em OK
3-
TRANSIÇÃO DE SLIDES
- Clique em: Apresentação de slides - Transição de slides
- Você poderá escolher um efeito para aplicar na transição de todos os slides
**- Revise todo o processo e conclua o projeto com os recursos que você escolheu
**-
Apresente seu trabalho clicando em Apresentação de slides
Capturando imagens na Internet de acordo com o assunto
- Pesquisar e escolher a imagem na Internet, clique nela para vê-la em tamanho maior.
- Depois disso, clique com o botão direito do mouse em cima dela e escolha a opção: "Salvar imagem..." salvando-a na sua pasta
1-Para inserir a imagem no slide clique em: Inserir - Figura - do Arquivo
2- Escolha a imagem na sua pasta dê 2 cliques em cima dela ou clique em "Abrir"
3- Você pode movimentar e escolher como deixar a imagem no slide
PARA INCREMENTAR SEU TRABALHO
Importando uma imagem no Bitmap
Para adicionar um bitmap à lista clique em:

- Formatar
- Área clique na aba Bitmap
- Importar e escolha a imagem desejada em seu arquivo/pasta
- clique em OK
Inserindo minha imagem no slide
- Formatar
- Página
- Plano de fundo
- Na aba Preenchimento escolher Bitmap
- Selecionar a imagem desejada
- Desmarcar -lado a lado
- Clique OK
- Colocar uma imagem em todo o fundo
* Clique em: Inserir - Figura do arquivo, dê 2 cliques na imagem de sua pasta, ela será inserida no slide. Depois clique nas bordas da figura e puxe-as para deixá-la do tamanho do slide
Pela Tarde...
Internet

1-Blog
-Realizando algumas aterações na estrutura do seu Blog
-
Nova Postagem/Configurações/PublicaçãoDescrição - digitar o objetivo do seu Blog
- Nova Postagem/Configurações/Formatação/ Fuso Horário - alterar para horário (GMT-03:00) São Paulo
- Nova Postagem/Layout/Fontes e Cores
* escolher cores do texto, links ....
* fonte dos caracteres do texto ...
*
escolha a "aba" para fazer as alterações
* marque no quadrinho da tela acima à esquerda
- Não esqueça de Salvar
- Visualize o Blog para conferir as alterações

2 - Links Laterais
Publicar endereços de links interessantes na barra lateral,
do seu Blog
Observação nos Blogs das professoras:
- Blog Professora Suzana
- Blog Professora Sumaia
Sugestões de sites pedagógicos
:
- Blogs &Sites
- Jogos UFRGS
- Portal do Professor
- Revista Nova Escola Online
3-Pesquisa na Internet

- Encontre blogs sobre os assuntos que lhe interessam

- Acesse o Google/Mais/Blogs
4-
Comentando nos Blogs
- Fazer comentários no Blog das Colegas
5- E-mail
- Enviar e-mail
ATIVIDADES para PENSAR e REALIZAR...
1*- Planejamento de uma aula com um conteúdo de sua disciplina utilizando o aplicativo Impress.
* Aplicação da atividade na Sala de Aula Digital com sua turma.
* Fazer uma postagem no seu Blog com o planejamento e suas observações relatando a aplicação desta aula.
2*- Escolher um texto do Professor Moran e fazer uma reflexão sobre o mesmo. Publique em seu blog, não esqueça de identificá-lo....